Na dimensão pessoal, os estudantes foram incentivados a refletir sobre suas trajetórias, potencialidades e desafios, em alinhamento com a habilidade (EF09PV01) - "analisar diferentes dimensões que compõem o projeto de vida pessoal, compreendendo suas necessidades, desejos e motivações". O uso do mapa imagético permitiu que cada estudante expressasse suas perspectivas e diferenças, promovendo um autoconhecimento que valoriza a diversidade individual.
Coletivamente, a atividade promoveu discussões sobre a importância de construir uma comunidade escolar inclusiva, onde todos se sintam valorizados e respeitados. A habilidade (EF09PV02) - "elaborar propostas de atuação em ações coletivas que valorizem a diversidade e o respeito mútuo", foi abordada ao engajar os alunos na identificação e proposição de ações que promovam o bem-estar comum, destacando o trabalho colaborativo e o respeito às diferenças.
Na dimensão do trabalho, o mapa imagético ajudou os estudantes a visualizar futuras trajetórias profissionais, considerando a importância da inclusão no ambiente de trabalho. A habilidade (EF09PV03) - "planejar trajetórias profissionais alinhadas aos interesses pessoais e à realidade socioeconômica", orientou a reflexão sobre como as características individuais não devem ser vistas como barreiras, mas como impulsos para o sucesso profissional em um mercado de trabalho cada vez mais diverso e inclusivo.
Essa atividade com o mapa imagético proporcionou um espaço para que os estudantes refletissem sobre suas identidades e trajetórias, além de fomentar um entendimento mais profundo sobre a inclusão nas diversas esferas da vida. A experiência evidenciou a importância de práticas pedagógicas que valorizam a diversidade como um elemento central no desenvolvimento de projetos de vida significativos e integradores.
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