segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Mapeando a Inclusão: Atividade do componente curricular Projeto de Vida

Autoras: Mariana Franz e Vytória Eduarda Souza de Almeida (3ª 04)

Autoras: Gabriela Fernanda Fries, Silvana Valentina Rosales Gomez e Nathalia Bianca da Costa Leite dos Anjos (3ª 04)


 Na EEB Celso Ramos Filho, foi realizada uma atividade com os terceiros anos do componente curricular Projeto de Vida, utilizando um mapa imagético para explorar a temática da inclusão. A atividade integrou as dimensões pessoal, coletiva e do trabalho, conforme orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), destacando habilidades específicas para o desenvolvimento dos estudantes de forma inclusiva e reflexiva.

Na dimensão pessoal, os estudantes foram incentivados a refletir sobre suas trajetórias, potencialidades e desafios, em alinhamento com a habilidade (EF09PV01) - "analisar diferentes dimensões que compõem o projeto de vida pessoal, compreendendo suas necessidades, desejos e motivações". O uso do mapa imagético permitiu que cada estudante expressasse suas perspectivas e diferenças, promovendo um autoconhecimento que valoriza a diversidade individual.

Coletivamente, a atividade promoveu discussões sobre a importância de construir uma comunidade escolar inclusiva, onde todos se sintam valorizados e respeitados. A habilidade (EF09PV02) - "elaborar propostas de atuação em ações coletivas que valorizem a diversidade e o respeito mútuo", foi abordada ao engajar os alunos na identificação e proposição de ações que promovam o bem-estar comum, destacando o trabalho colaborativo e o respeito às diferenças.

Na dimensão do trabalho, o mapa imagético ajudou os estudantes a visualizar futuras trajetórias profissionais, considerando a importância da inclusão no ambiente de trabalho. A habilidade (EF09PV03) - "planejar trajetórias profissionais alinhadas aos interesses pessoais e à realidade socioeconômica", orientou a reflexão sobre como as características individuais não devem ser vistas como barreiras, mas como impulsos para o sucesso profissional em um mercado de trabalho cada vez mais diverso e inclusivo.

Essa atividade com o mapa imagético proporcionou um espaço para que os estudantes refletissem sobre suas identidades e trajetórias, além de fomentar um entendimento mais profundo sobre a inclusão nas diversas esferas da vida. A experiência evidenciou a importância de práticas pedagógicas que valorizam a diversidade como um elemento central no desenvolvimento de projetos de vida significativos e integradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário