Autora: Dirce Grein
A integração do trabalho transdisciplinar entre Biologia e o Laboratório Maker na EEB Celso Ramos Filho, com a produção de chaveiros de DNA em 3D, sob a orientação da Professora Otilia Muller, representa uma abordagem diferenciada e envolvente para o ensino de biomoléculas nas aulas de Biologia, ministradas pela Professora Dirce Grein. Essa atividade prática, destinada aos alunos da 1ª série 11 do Ensino Médio, alinha-se à habilidade BNCC (EM13CNT301), que enfatiza a compreensão e a aplicação dos conhecimentos sobre biomoléculas, tais como ácidos nucleicos (DNA e RNA), proteínas, lipídios e carboidratos, explorando suas funções e relevância biológica.
Ao criar modelos tridimensionais de DNA, os alunos da EEB Celso Ramos Filho conseguem visualizar e manipular uma representação física de uma molécula essencial para a vida, aproximando-os da complexidade estrutural dos ácidos nucleicos e destacando sua função na hereditariedade e na regulação de processos biológicos. Essa abordagem prática não só enriquece o conteúdo teórico, mas também estimula habilidades como pensamento crítico, criatividade e resolução de problemas, promovendo um aprendizado mais ativo e colaborativo, conforme sugerido pela habilidade (EM13CNT202), que incentiva a utilização de diferentes linguagens, códigos e tecnologias para representar e compreender fenômenos biológicos.
A parceria com o Laboratório Maker permite que os estudantes utilizem tecnologias modernas, como impressoras 3D, para dar forma aos conceitos aprendidos em sala de aula, despertando o interesse pela ciência e pela inovação. A atividade também atende à habilidade (EM13CNT303), que envolve a interpretação de modelos tridimensionais para compreender a organização e a função de biomoléculas nos sistemas vivos.
Essa abordagem exemplifica o potencial da transdisciplinaridade ao unir conteúdos de Biologia com as práticas do Laboratório Maker, favorecendo um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo na EEB Celso Ramos Filho. Os alunos não apenas compreendem a importância do DNA como a base da vida, mas também desenvolvem habilidades práticas e tecnológicas essenciais para o século XXI, como criatividade e aplicação de conceitos científicos em contextos reais. A produção dos chaveiros de DNA em 3D torna-se, assim, uma ponte entre o conhecimento científico e a aplicação prática, reforçando a ideia de que a ciência é uma experiência viva e criativa, capaz de inspirar e motivar os estudantes em sua jornada educacional.
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