domingo, 19 de julho de 2015

Tendências sociais - crise de valores






A sociedade atual passa por diversas crises. Fala-se em crise econômica, moral, educacional, política e social.
Em todas as formas de manifestação da crise, encontra-se um aspecto fundamental: no centro de tudo está o ser humano.
A situação de instabilidade na sociedade atingiu dimensões globais, comprometendo toda a civilização. Está em crise o ideal de sociedade construído ao longo da história.
Valores em crise, consiste no questionamento ou descrédito de um projeto de sociedade vigente, sem que tenha outro projeto para substituí-lo.
Esta crise ocorre quando os princípios e ideais pensados e adotados pela sociedade, não atendem mais à expectativa de bem-estar e felicidade coletiva.
A inversão de valores e a descrença no projeto social estabelecido, encontra razões na concentração de esforços direcionados para o desenvolvimento materialista da sociedade.
A preocupação do Ter sobre o Ser trouxe um esvaziamento do sentido da própria existência. Havia confiança de que os avanços da ciência, da técnica e o desenvolvimento industrial, dariam condições para melhorar não somente o estado material das pessoas, mas atenderiam aos anseios de bem-estar e felicidade para cada um dos membros da sociedade.
Imaginava-se que quanto mais riquezas e conforto a sociedade obtivesse, tanto maior seria o conforto existencial
O que aconteceu para que os resultados alcançados no campo material, representados pelo sistema capitalista, traíssem as expectativas da sociedade ideal?
Por que a promessa de bem-estar e felicidade, não se cumpriu após tantas conquistas?
A crença no progresso continua viva ou teria se transformado num ideal vazio?
Por um lado, as incertezas sobre os acertos e os erros cometidos ao longo da história, e, por outro, a preocupação sobre o futuro da humanidade, justificam a crise que a sociedade está enfrentando.
As relações instituídas pelo progresso e o modelo de vida adotado no mundo moderno, gera inquietude, angústia e perplexidade. Mas, toda instabilidade social, pode, ao mesmo tempo, nutrir um poder de reação, que requer o empenho coletivo universal para estabelecer um projeto de valores e de vida, condizentes à dignidade e à essência humana.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário