terça-feira, 21 de julho de 2015

Inteligências múltiplas, a teoria de Howard Gardner

 

        O trabalho de Howard Gardner em torno das inteligências múltiplas, publicado pela primeira vez em 1983 no livro Estruturas da Mente (Frames of Mind), teve e continua tendo um impacto muito grande na prática educacional de escolas do mundo todo.
 Alunos com inteligências múltiplas na sala de aula
  1. Inteligência verbal ou linguística:  habilidade verbal bem desenvolvida, sensibilidade aos sons, significados e ritmos das palavras;
  2. Inteligência lógico-matemática: habilidade de pensar de forma conceitual e abstrata, além da capacidade de discernir padrões lógicos ou numéricos;
  3. Inteligência musical:  habilidade de produzir e apreciar ritmos, tons e timbres;
  4. Inteligência visual ou espacial: capacidade de pensar em forma de imagens, “visualizar” conceitos abstratos;
  5. Inteligência corporal ou cinestésica: capacidade de controlar o próprio corpo e lidar fisicamente com objetos variados;
  6. Inteligência interpessoal: capacidade de detectar e responder adequadamente aos humores, motivações e desejos dos outros;
  7. Inteligência intrapessoal: capacidade de ser auto-consciente e em sintonia com seus sentimentos interiores, valores, crenças e processos de pensamento;
  8. Inteligência naturalista: habilidade para reconhecer e categorizar plantas, animais e outros elementos da natureza;
  9. Inteligência existencialista: sensibilidade e capacidade para lidar com questões profundas em torno da existência humana, como o significado da vida, por que morremos, ou como chegamos até aqui.
Gardner desenvolveu sua teoria baseando-se no estudo de diversas pessoas, com diferentes trajetórias de vida, profissões e aspirações. Ele realizou entrevistas e pesquisas cerebrais com vítimas de derrame, prodígios e crianças autistas .  De acordo com Gardner,
  • Todos ser humano possui as nove inteligências em níveis variados;
  • Cada pessoa tem uma composição intelectual diferente;
  • Podemos melhorar o ensino se considerarmos os diferentes tipos de inteligência de cada aluno;
  • Essas inteligências estão localizadas em diferentes áreas do cérebro e podem trabalhar tanto isoladas quanto juntas;
Você, que já deve estar curioso para saber em quais tipos de inteligência se sai melhor, pode fazer o teste abaixo, que encontrei no Guia do Estudante. É interessante destacar, no entanto, que o próprio Gardner, no livro Inteligências Múltiplas: A teoria na prática, afirma não endossar (mas nem dissociar-se) das organizações que se esforçam por criar testes, experimentos e publicações, no sentido comercial, em torno de sua teoria.

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