🌿 Descubra a Palavra — Fitormônios Vegetais
1️⃣ Estimula o crescimento do caule e das raízes, além de estar relacionado à fototropismo e geotropismo.
👉 Dica: produzido no ápice dos brotos.
Resposta: .................
2️⃣ Hormônio vegetal que promove o crescimento em altura, especialmente em sementes em germinação.
👉 Dica: atua junto com a auxina no alongamento celular.
Resposta: .................
3️⃣ Fitormônio que favorece o amadurecimento dos frutos e a queda das folhas.
👉 Dica: é um gás.
Resposta: .................
4️⃣ Hormônio que estimula a divisão celular.
👉 Dica: muito usado em tecidos vegetais cultivados em laboratório.
Resposta: .................
5️⃣Hormônio que atua no fechamento dos estômatos durante a falta de água, ajudando a planta a economizar água.
👉 Dica: também chamado de ABA.
Resposta: .................
6️⃣ Quando em excesso, esse hormônio provoca a queda das folhas e frutos antes do tempo.
👉 Dica: também conhecido como ABA.
Resposta: ........................
7️⃣ Hormônio vegetal responsável por quebrar a dormência das sementes, favorecendo a germinação.
👉 Dica: atua de forma oposta ao ácido abscísico.
Resposta:
8️⃣ Fitormônio usado em agricultura para acelerar o amadurecimento de frutos, como bananas e tomates.
👉 Dica: é liberado naturalmente pelas próprias frutas.
Resposta: ...............
9️⃣ Hormônio vegetal que estimula o crescimento do caule, mas inibe o crescimento das raízes quando em alta concentração.
👉 Dica: é o principal responsável pelo fototropismo positivo.
Resposta: ..........
2️⃣ Resposta: GIBERELINA
3️⃣ Resposta: ETILENO
4️⃣ Resposta: CITOQUININA
5️⃣ Resposta: ÁCIDO ABSCÍSICO
6️⃣ Resposta: ÁCIDO ABSCÍSICO
7️⃣ Resposta: GIBERELINA
8️⃣ Resposta: ETILENO
9️⃣ Resposta: AUXINA
Mapa Imagético
🧭 1. Orientação Inicial
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Que fitormônios são substâncias naturais produzidas pelas plantas que regulam processos como germinação, crescimento, floração, frutificação e queda das folhas.
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Que o mapa imagético é uma forma de representar ideias por meio de imagens, símbolos e conexões (palvras chaves e/ou conceitos), em vez de apenas palavras — ele traduz conceitos científicos em linguagem visual.
🧩 2. Etapas de Construção do Mapa Imagético
a) Escolha do foco
Peça que cada grupo escolha um ou dois fitormônios para representar:
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Auxinas – crescimento do caule e fototropismo
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Giberelinas – alongamento e germinação
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Citocininas – divisão celular e rejuvenescimento
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Etileno – amadurecimento dos frutos
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Ácido abscísico – dormência e fechamento dos estômatos
b) Pesquisa guiada
Os alunos podem investigar:
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Onde o fitormônio é produzido;
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Qual sua função principal;
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Em quais situações atua (ex.: crescimento, estresse hídrico, amadurecimento);
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Exemplos práticos (ex.: uso da auxina no enraizamento de mudas).
c) Construção imagética
Oriente que o mapa deve conter:
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Desenhos, ícones ou colagens (frutas, folhas, sol, gota d’água, setas indicando movimento);
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Palavras-chave que conectem as imagens;
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Setas ou linhas mostrando as interações entre os fitormônios e os processos das plantas.
💡 Exemplo:
Uma seta da “luz solar ☀️” para “folha 🌿” e daí para “produção de auxina”, com uma seta indicando “crescimento do caule → direção da luz”.
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