A promoção de metodologias ativas e lúdicas no ensino de Ciências da Natureza tem se mostrado uma estratégia eficaz para tornar a aprendizagem mais significativa e engajadora. Nesse contexto, a 3ª série 07 da EEB Celso Ramos participou do “Mico Lúdico da Ecologia”, atividade realizada no Laboratório Maker em parceria com o professor Lucas Krauss e a professora de Biologia Dirce Grein. O evento constituiu-se em uma experiência educativa que integrou conhecimentos ecológicos, cooperação entre os estudantes e a dimensão lúdica como recurso pedagógico.
A atividade foi organizada em equipes denominadas Green House e Ice House, em referência aos diferentes períodos climáticos da Terra, que competiram por meio de uma trivia abordando temas centrais da Ecologia, tais como cadeias alimentares, ciclos biogeoquímicos, relações ecológicas e impactos ambientais. Durante a execução, observou-se o engajamento ativo dos estudantes, que demonstraram domínio conceitual, colaboração mútua e entusiasmo pelo aprendizado científico.
Objetivo da atividade:
Promover a aprendizagem significativa e participativa dos principais conceitos de Ecologia, estimulando o pensamento crítico, o trabalho coletivo e a aplicação contextualizada do conhecimento por meio de estratégias lúdicas.
Habilidades e competências desenvolvidas:
-
Compreensão das interações ecológicas e do funcionamento dos ecossistemas, conforme previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC – Habilidade EM13CNT201);
-
Desenvolvimento da cooperação e da comunicação como instrumentos para a construção coletiva do conhecimento;
-
Exercício do raciocínio lógico e do pensamento crítico, articulando ciência, meio ambiente e sociedade;
-
Estímulo à autonomia intelectual, à criatividade e à cultura digital por meio de práticas inovadoras e colaborativas;
-
Valorização da responsabilidade socioambiental, promovendo atitudes de respeito à natureza e à sustentabilidade.
A experiência evidenciou que o aprendizado científico pode ser prazeroso, dinâmico e conectado à realidade dos estudantes. A prática lúdica do “Mico da Ecologia” demonstrou que a construção do conhecimento ganha intensidade e relevância quando aliada à ação colaborativa e à participação ativa dos educandos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário