quinta-feira, 29 de maio de 2025

Dinâmica de Desvendando a Genética

 

1. Divisão das Equipes

  • Divida a turma em 4 equipes, cada uma com um tema básico da genética:

    • Equipe 1:DNA

    • Equipe 2: GENES

    • Equipe 3: CROMOSSOMOS

    • Equipe 4: MUTAÇÃO


2. Distribuição da Ficha da Atividade

  • Entregue para cada equipe uma ficha modelo que contém:

    • A afirmação inicial correta relacionada ao tema da equipe (ex.: Fenótipo = “O fenótipo corresponde às características observáveis…”).

    • Espaço para completar e escrever nas rodadas seguintes.


3. Rodada 1 – Completar a Afirmação

  • Cada equipe lê sua afirmação inicial e a complementa com seus conhecimentos científicos.

  • Escreva no espaço indicado da ficha.


4. Rodada 2 – Inserir Fake News (Opcional)

  • As fichas são trocadas entre as equipes (Equipe 1 passa para 2, 2 para 3, etc.).

  • Agora, cada equipe pode, se quiser, inserir uma fake news (informação falsa ou erro comum) no espaço indicado para a rodada 2.


5. Rodada 3 – Mito ou Verdade?

  • As fichas são trocadas novamente.

  • Cada equipe deve acrescentar uma frase que seja ou um mito (informação equivocada) ou uma verdade científica (informação correta).

  • Deve marcar se é mito ou verdade.


6. Rodada 4 – Novo Argumento (Mito ou Verdade)

  • Troca-se novamente as fichas.

  • Acrescentar mais uma frase, sendo mito ou verdade, e marcar a opção correspondente.


7. Análise Final – Correção e Reflexão

  • Cada equipe recebe sua ficha original de volta (com todas as adições das outras equipes).

  • Com o auxílio dos docentes, as equipes analisam, corrigem e discutem as informações falsas e verdadeiras, validando o conteúdo correto.


8. Conclusão

  • As equipes escrevem uma conclusão sobre a importância do tema e o que aprenderam com a atividade.

  • Podem compartilhar com a turma suas reflexões.



Nenhum comentário:

Postar um comentário