1. Divisão das Equipes
-
Divida a turma em 4 equipes, cada uma com um tema básico da genética:
-
Equipe 1:DNA
-
Equipe 2: GENES
-
Equipe 3: CROMOSSOMOS
-
Equipe 4: MUTAÇÃO
-
2. Distribuição da Ficha da Atividade
-
Entregue para cada equipe uma ficha modelo que contém:
-
A afirmação inicial correta relacionada ao tema da equipe (ex.: Fenótipo = “O fenótipo corresponde às características observáveis…”).
-
Espaço para completar e escrever nas rodadas seguintes.
-
3. Rodada 1 – Completar a Afirmação
-
Cada equipe lê sua afirmação inicial e a complementa com seus conhecimentos científicos.
-
Escreva no espaço indicado da ficha.
4. Rodada 2 – Inserir Fake News (Opcional)
-
As fichas são trocadas entre as equipes (Equipe 1 passa para 2, 2 para 3, etc.).
-
Agora, cada equipe pode, se quiser, inserir uma fake news (informação falsa ou erro comum) no espaço indicado para a rodada 2.
5. Rodada 3 – Mito ou Verdade?
-
As fichas são trocadas novamente.
-
Cada equipe deve acrescentar uma frase que seja ou um mito (informação equivocada) ou uma verdade científica (informação correta).
-
Deve marcar se é mito ou verdade.
6. Rodada 4 – Novo Argumento (Mito ou Verdade)
-
Troca-se novamente as fichas.
-
Acrescentar mais uma frase, sendo mito ou verdade, e marcar a opção correspondente.
7. Análise Final – Correção e Reflexão
-
Cada equipe recebe sua ficha original de volta (com todas as adições das outras equipes).
-
Com o auxílio dos docentes, as equipes analisam, corrigem e discutem as informações falsas e verdadeiras, validando o conteúdo correto.
8. Conclusão
-
As equipes escrevem uma conclusão sobre a importância do tema e o que aprenderam com a atividade.
-
Podem compartilhar com a turma suas reflexões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário