Biodiversidade (Bio=Vida)
1. O que é biodiversidade?
A) A quantidade de água disponível nos ecossistemas.
B) A variedade de vida existente na Terra.
C) O número de árvores em uma floresta.
D) A quantidade de carbono na atmosfera.
2. Qual dos seguintes é um exemplo de habitat?
A) Um rio onde vivem peixes e algas.
B) O DNA de um organismo.
C) O vento transportando sementes.
D) O processo de destruição da matéria orgânica.
3. O que caracteriza uma espécie endêmica?
A) Foi encontrado apenas em uma região específica.
B) Estar presente em todos os continentes.
C) Ter sido introduzido em um novo ecossistema.
D) Ser uma espécie que nunca foi descoberta.
4. Como a introdução de espécies invasoras pode afetar os ecossistemas?
A) Aumentando a biodiversidade local.
B) Não causa impactos ambientais.
C) Competindo com espécies nativas e alterando o equilíbrio ecológico.
D) Criando novos ecossistemas sem impactos negativos.
5. O que é sustentabilidade?
A) O consumo de todos os recursos naturais antes de serem consumidos.
B) O uso racional dos recursos naturais para garantir sua disponibilidade no futuro.
C) Uma exploração ilimitada dos recursos ambientais.
D) A destruição dos ecossistemas para expandir a economia.
6. O que pode levar à extinção de uma espécie?
A) A polinização das plantas pelos insetos.
B) A caça predatória e a destruição do habitat.
C) O aumento da vegetação natural.
D) A criação de novas áreas protegidas.
7. Qual das opções abaixo é um exemplo de conservação da biodiversidade?
A) Desmatamento para expansão urbana.
B) Uso excessivo de fertilizantes químicos.
C) Criação de parques e reservas ambientais.
D) Introdução de espécies exóticas em ecossistemas naturais.
8. Como os genes influenciam a biodiversidade?
A) Determinam características únicas dos organismos e possibilitam a adaptação às mudanças ambientais.
B) Servem apenas para identificar organismos sem impacto na biodiversidade.
C) São iguais para todas as espécies.
D) São inúteis na evolução das espécies.
9. Qual é um dos principais impactos ambientais causados pelo mexilhão-dourado?
A) Aumento da população de peixes nativos.
B) Obstrução de dutos e tubulações de hidrelétricas, causando prejuízos econômicos.
C) Melhoria na qualidade da água em rios poluídos.
D) Nenhum impacto relevante nos ecossistemas.
10. Quais das ações a seguir podem ajudar na recuperação de ecossistemas degradados?
A) Expansão da agricultura sem controle ambiental.
B) Introdução de espécies específicas sem avaliação prévia.
C) Reflorestamento e proteção das nascentes.
D) Construção de rodovias em áreas de preservação.
Gabarito:
1 – B (A variedade de vida existente na Terra.)
2 – A (Um rio onde vivem peixes e algas.)
3 – A (Ser encontrado apenas em uma região específica.)
4 – C (Competindo com espécies nativas e alterando o equilíbrio ecológico.)
5 – B (O uso racional dos recursos naturais para garantir sua disponibilidade no futuro.)
6 – B (A caça predatória e a destruição do habitat.)
7 – C (Criação de parques e reservas ambientais.)
8 – A (Determinam características únicas dos organismos e possibilitam a adaptação às mudanças ambientais.)
9 – B (Obstrução de dutos e tubulações de hidrelétricas, causando prejuízos econômicos.)
10 – C (Reflorestamento e proteção das nascentes.)
Ecossistemas: Conjunto de seres vivos e o ambiente em que vivem, interagindo de forma equilibrada.
Espécies: Grupos de organismos semelhantes que podem se reproduzir entre si.
Genes: Unidades de hereditariedade que determinam características dos seres vivos.
Conservação: Ações para proteger e manter a biodiversidade.
Sustentabilidade: Uso dos recursos naturais de forma a garantir sua disponibilidade para o futuro.
Habitat: Lugar onde uma espécie vive e encontra condições para sobreviver.
Endemismo: Espécies que existem apenas em uma determinada região.
Extinção: Desaparecimento total de uma espécie.
Diversificação: Processo de surgimento de novas espécies ao longo do tempo.
Resiliência: Capacidade dos ecossistemas de se recuperarem após mudanças ou perturbações.
Espécies Invasoras: Organismos que se espalham em áreas fora do seu habitat natural, causando impactos negativos.
MEXILHÃO-DOURADO EM HIDRELÉTRICAS: INOVAÇÕES PARA COMBATER O INVASOR
Ponto de Não Retorno da Amazônia - Curta documental
🌿 Exercício sobre Biodiversidade 🌍
1️⃣ Complete as lacunas com as palavras do quadro abaixo:
(Biodiversidade – Ecossistemas – Habitat – Extinção – Sustentabilidade – Resiliência – Genes –Endemismo - Espécie invasora
O conjunto de diferentes formas de vida, incluindo plantas, animais e micro-organismos, é chamado de __________.
O local onde uma espécie encontra condições ideais para viver é conhecido como __________.
Quando uma espécie desaparece completamente da Terra, ocorre a __________.
O uso consciente dos recursos naturais para garantir que estejam disponíveis no futuro é chamado de __________.
As características herdadas dos pais para os filhos são determinadas pelos __________.
Organismos que se espalham em áreas fora do seu ambiente natural, prejudicando o equilíbrio local, são chamados de __________.
O __________ é composto pela interação entre seres vivos e o ambiente em que vivem.
Quando uma espécie só existe em uma região específica do planeta, dizemos que ela apresenta __________.
A capacidade de um ecossistema se recuperar após sofrer alterações é chamada de __________.
2️⃣ Verdadeiro (V) ou Falso (F):
( ) A biodiversidade é importante apenas para manter o equilíbrio ambiental e não tem relação com a qualidade de vida humana.
( ) Espécies invasoras podem causar desequilíbrios ecológicos, competindo com espécies nativas por recursos.
( ) O endemismo é uma característica de espécies que podem ser encontradas em qualquer lugar do mundo.
( ) A conservação da biodiversidade é essencial para garantir recursos naturais para as futuras gerações.
( ) O processo de diversificação é o responsável pelo surgimento de novas espécies ao longo do tempo.Série: 2º ano do Ensino Médio
Disciplina: Biologia
Tema: Biodiversidade
Duração: 2 aulas de 50 minutos cadaObjetivos:
Compreender o conceito de biodiversidade e sua importância para o equilíbrio dos ecossistemas.
Identificar os diferentes níveis de biodiversidade: genética, de espécies e de ecossistemas.
Refletir sobre as ameaças à biodiversidade e a importância da sua conservação.
Habilidades (BNCC):
(EM13CNT103) Discutir a importância da biodiversidade para o equilíbrio ecológico e para a manutenção da vida no planeta.
(EM13CNT104) Analisar os impactos das atividades humanas sobre a biodiversidade e propor soluções sustentáveis.
(EM13CNT201) Investigar a diversidade biológica em diferentes ambientes, considerando fatores ecológicos e evolutivos.
Competências Gerais (BNCC):
Compreender a ciência como construção do conhecimento para interpretar o mundo.
Exercitar o pensamento crítico e reflexivo sobre questões ambientais.
Valorizar a diversidade biológica e cultural como parte do patrimônio natural da humanidade.
Metodologia:
Aula expositiva-dialogada: Apresentar o conceito de biodiversidade com exemplos visuais (imagens, vídeos curtos).
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