TECDAY - EEB Celso Ramos Filho
Atividade: Explorando a Interseção entre Biologia, Tecnologia e Dengue no Laboratório Maker
Conteúdos:
- Ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti.
- Modos de transmissão do vírus da dengue.
- Sintomas da doença e consequências para a saúde.
- Uso de aplicativos móveis para monitoramento de focos de mosquitos.
- Uso de drones na identificação de áreas de risco.
- Desenvolvimento de métodos de controle biológico.
- Biotecnologia: manipulação genética do mosquito Aedes aegypti.
Duração: 02 aulas
Objetivos:
- Compreender a relação entre biologia, tecnologia e o combate à dengue.
- Desenvolver habilidades práticas na confecção de um folder informativo.
- Estimular o pensamento crítico e reflexivo sobre as formas de prevenção e combate à dengue.
Habilidades:
- Utilização de ferramentas tecnológicas para pesquisa e criação.
- Síntese de informações científicas para um leigo público.
- Trabalho em equipe e colaboração na produção de materiais educativos.
Competências:
- Compreensão da relação/entrelaçamento entre Biologia, tecnologia e dengue.
- Capacidade de comunicação eficaz e clara.
- Senso de responsabilidade social e ambiental.
Recursos:
- Laboratório Maker equipado com computadores e acesso à internet.
- Aplicativo canva (construção de folder explicativo sobre a dengue e apresentação em grupo).
- Materiais para confecção dos folders : papel, canetas coloridas, tesouras, cola, impressora colorida, etc.
Esta experiência pedagógica, intitulada "Explorando a Interseção entre Biologia, Tecnologia e Dengue", proporciona aos alunos uma abordagem multidisciplinar sobre a dengue, destacando a interação entre conceitos de biologia e tecnologia. Os estudantes mergulharam na compreensão da biologia do transmissor de mosquitos, exploraram o papel da tecnologia no monitoramento e controle da doença e discutiram as implicações sociais e ambientais da dengue. Palavras-chave: tecnologia, biologia, dengue.
Professoras: Dirce Grein (Biologia) e Otília Muller Pscheidt (Laboratório Maker).
Nenhum comentário:
Postar um comentário