domingo, 26 de junho de 2022

Maior bactéria do mundo é descoberta e cientistas comparam a forma de cílio humano

 


Thiomargarita magnifica foi descoberta nas superfícies de folhas em decomposição em manguezais marinhos tropicais rasos, nas Pequenas Antilhas.


Cientistas caracterizaram uma bactéria composta por uma única célula que é 5.000 vezes maior que outras bactérias.


Cientistas descobrem a maior bactéria já descrita, e sua biologia muda nosso entendimento dos seres procariontes.
As células da maioria das espécies de bactérias conhecidas possuem em torno de 2 micrômetros (µm) de comprimento, com algumas das maiores espécies alcançando 750 µm. Um micrômetro é a milionésima parte do metro (1  µm = 0,000001 m). Agora, em um estudo publicado no periódico Science, pesquisadores descreveram uma nova espécie de bactéria (Thiomargarita magnifica) cujos indivíduos possuem um comprimento médio de >9000 µm (>0,9 cm), e com alguns alcançando 2 cm! Ou seja, células bacterianas individuais facilmente visíveis a olho nu. Essas bactérias crescem ordens de magnitude acima dos limites teóricos para bactérias devido a características biológicas únicas que aproximam muito esses organismos procariontes dos eucariontes em termos de complexidade.

Bactérias e Archaea são os mais diversos e abundantes organismos na Terra. Esses organismos são unicelulares (cada indivíduo é constituído por apenas uma célula) e procariontes. As células podem ser classificadas em dois grupos: procariontes ou eucariontes. A principal diferença entre ambos é a existência ou não de uma organela que contém o DNA da célula. Quando esta estrutura está presente, diz-se que a célula possui núcleo e que, portanto, é uma célula eucariótica. Caso contrário, a célula é procariótica e o seu DNA se encontra mais ou menos livre no citoplasma. Outras diferença importante é a ausência nos procariontes de organelas delimitadas por membranas, de mitocôndrias (organelas produtoras de energia) (!) e de paredes de membrana dividindo o espaço intracelular. No geral, células procarióticas são significativamente mais simples do que as células eucarióticas. Células humanas e de outros animais, de plantas e de fungos são eucariontes.


Estrutura de uma típica célula bacteriana. IlustraçãoKhan Academy


(!) Lembrando que mitocôndrias são organelas que evoluíram a partir de antigas bactérias incorporadas por células ancestrais dos eucariontes.

Com apenas uma pequena fração desses organismos isolados em cultura e caracterizados, temos ainda limitado conhecimento sobre a biologia e a real diversidade dos seres procariontes. Enquanto a maioria das bactérias e archaea são constituídas por células muito pequenas, algumas poucas conhecidas são notavelmente grandes, e chamadas de "bactérias gigantes", as quais possuem tamanhos celulares na faixa de dezenas ou mesmo centenas de mícrons. O mais notável membro nesse sentido é a espécie Thiomargarita namibiensis, uma bactéria oxidante de enxofre da classe Gammaproteobacteria, a qual pode alcançar até 750 µm (média de tamanho = 180 µm). Mas seriam essas bactérias gigantes tão raras assim? Qual o real limite de tamanho de um organismo procarionte?




Algumas grandes bactérias oxidantes de enxofre formam filamentos muito longos que podem alcançar vários centímetros de comprimento, porém, esses organismos são formados por milhares de células individuais que não ultrapassam 200 µm de comprimento cada. 





No novo estudo, pesquisadores descreveram uma nova espécie do gênero Thiomargarita (T. magnifica), coletada de um ambiente marinho rico em compostos de enxofre, que supera em ~50 vezes o tamanho de outras bactérias gigantes conhecidas. Análises detalhadas via sequenciamento genético, microscopia eletrônica, raios-X e fluorescência revelaram complexas características permitindo dimensões celulares de até 2 cm de comprimento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário