sábado, 24 de setembro de 2016
terça-feira, 23 de agosto de 2016
sexta-feira, 12 de agosto de 2016
Dominó Reino Plante
2ª 04: EEB Prefeito Carlos Zipperer Sobrinho.
Assim trabalhando com jogos, referentes ao Reino Plantae, temos por
objetivo direcionar as situações de intervenção para favorecer a
construção do conhecimento cientifico na medida em que se valorizam as
observações interpretativas, a avaliação e o estabelecimento de relações
entre as ações produzidas e suas conseqüências.
Ao jogar Dominó Reino Plantae, o educando é levado a exercitar suas habilidades mentais e a buscar melhores resultados para vencer. O confronto de diferentes pontos de vista, essencial ao desenvolvimento do pensamento lógico, está sempre presente no jogo, o que torna essa situação particularmente rica para estimular a vida social e a atividade construtiva do educando . Assim trabalhando com jogos, referentes ao Reino Plantae, temos por objetivo direcionar as situações de intervenção para favorecer a construção do conhecimento cientifico na medida em que se valorizam as observações interpretativas, a avaliação e o estabelecimento de relações entre as ações produzidas e suas conseqüências.
domingo, 17 de julho de 2016
Conteúdos do ENEM - Biologia
- Moléculas, células e tecidos – Estrutura e fisiologia celular: membrana, citoplasma e núcleo. Divisão celular. Aspectos bioquímicos das estruturas celulares. Aspectos gerais do metabolismo celular. Metabolismo energético: fotossíntese e respiração. Codificação da informação genética. Síntese proteica. Diferenciação celular. Principais tecidos animais e vegetais. Origem e evolução das células. Noções sobre células-tronco, clonagem e tecnologia do DNA recombinante. Aplicações de biotecnologia na produção de alimentos, fármacos e componentes biológicos. Aplicações de tecnologias relacionadas ao DNA a investigações científicas, determinação da paternidade, investigação criminal e identificação de indivíduos. Aspectos éticos relacionados ao desenvolvimento biotecnológico. Biotecnologia e sustentabilidade.
- Hereditariedade e diversidade da vida – Princípios básicos que regem a transmissão de características hereditárias. Concepções pré-mendelianas sobre a hereditariedade. Aspectos genéticos do funcionamento do corpo humano. Antígenos e anticorpos. Grupos sanguíneos, transplantes e doenças autoimunes. Neoplasias e a influência de fatores ambientais. Mutações gênicas e cromossômicas. Aconselhamento genético. Fundamentos genéticos da evolução. Aspectos genéticos da formação e manutenção da diversidade biológica.
- Identidade dos seres vivos – Níveis de organização dos seres vivos. Vírus, procariontes e eucariontes. Autótrofos e heterótrofos. Seres unicelulares e pluricelulares. Sistemática e as grandes linhas da evolução dos seres vivos. Tipos de ciclo de vida. Evolução e padrões anatômicos e fisiológicos observados nos seres vivos. Funções vitais dos seres vivos e sua relação com a adaptação desses organismos a diferentes ambientes. Embriologia, anatomia e fisiologia humana. Evolução humana. Biotecnologia e sistemática.
- Ecologia e ciências ambientais – Ecossistemas. Fatores bióticos e abióticos. Habitat e nicho ecológico. A comunidade biológica: teia alimentar, sucessão e comunidade clímax. Dinâmica de populações. Interações entre os seres vivos. Ciclos biogeoquímicos. Fluxo de energia no ecossistema. Biogeografia. Biomas brasileiros. Exploração e uso de recursos naturais. Problemas ambientais: mudanças climáticas, efeito estufa; desmatamento; erosão; poluição da água, do solo e do ar. Conservação e recuperação de ecossistemas. Conservação da biodiversidade. Tecnologias ambientais. Noções de saneamento básico. Noções de legislação ambiental: água, florestas, unidades de conservação; biodiversidade.
- Origem e evolução da vida – A biologia como ciência: história, métodos, técnicas e experimentação. Hipóteses sobre a origem do Universo, da Terra e dos seres vivos. Teorias de evolução. Explicações pré-darwinistas para a modificação das espécies. A teoria evolutiva de Charles Darwin. Teoria sintética da evolução. Seleção artificial e seu impacto sobre ambientes naturais e sobre populações humanas.
- Qualidade de vida das populações humanas – Aspectos biológicos da pobreza e do desenvolvimento humano. Indicadores sociais, ambientais e econômicos. Índice de desenvolvimento humano. Principais doenças que afetam a população brasileira: caracterização, prevenção e profilaxia. Noções de primeiros socorros. Doenças sexualmente transmissíveis. Aspectos sociais da biologia: uso indevido de drogas; gravidez na adolescência; obesidade. Violência e segurança pública. Exercícios físicos e vida saudável. Aspectos biológicos do desenvolvimento sustentável. Legislação e cidadania.
Fonte: Mec
sábado, 9 de julho de 2016
Biodiversidade - Trechos de Filmes
Para visualizar os trechos de filmes relacionados ao tema Biodiversidade, acesse os títulos:
terça-feira, 5 de julho de 2016
segunda-feira, 13 de junho de 2016
terça-feira, 17 de maio de 2016
quinta-feira, 7 de janeiro de 2016
Herança monogênica
Acho que este assunto foi uma das primeiras coisas que me chamaram a atenção nas aulas de ensino médio (há um bom tempo atrás) sobre genética, resolvi pesquisar sobre o assunto e achei coisas bem interessantes. Procurei verificar em mais de uma fonte para saber se o caráter era realmente conhecido como monogênico. Acreditando ou não, está aqui uma lista dos que eu achei mais interessantes:
1- Espirradores fóticos: Da próxima vez que você for ao cinema repare nas pessoas saindo no filme, os espirradores fóticos ao sairem de um ambiente com pouca luz para um ambiente iluminado sentem vontade de espirrar, outra maneira de se perceber é quando a pessoa acorda pela manha olha para o sol. Um trabalho da década de 60 demonstrou que a característica é autossomal dominante e apenas uma cópia dele tem que estar presente para que a característica seja expressada (dominante).
2- Cova no queixo: quem tem o famoso furo no queixo possui um par de alelos recessivos para a característica:
3- Cova no bochecha: Ter covinhas, ou não ter, não é sorte. É a genética que determina se uma pessoa vai ou não ter covinhas. O gene responsável é dominante e a melhor maneira de ver é sorrindo :)
5- Curvatura do Dedo Mindinho: Um alelo dominante faz com que a última junta do dedo mínimo dobre dramaticamente dentro em direção ao quarto dedo. Coloque as duas mãos sobre uma mesa plana relaxandoos músculos e observe se o seu dedo tem uma inclinação ou está em linha reta.
6- Lóbulo da orelha: O traço dominante é de lóbulos soltos, o fenótipo recessivo, os lobos estão ligados diretamente à cabeça.
8- Amargo ou Não: O Feniltiocarbamida, PTC ou feniltioureia é um composto orgânico que pode parecer muito amargo (dominante) ou praticamente sem sabor (recessivo), sendo encontrado naturalmente em muitos vegetais em nossa dieta diária, tais como brócolis ou couve (o cara da foto sente o amargo).
9-Dobra a língua em U: Se você tem a capacidade de lançar os lados de sua língua para cima para formar um tubo fechado, você tem o fenótipo dominante para esta habilidade motora. Os recessivos para essa característica não conseguem de maneira alguma.
10- Polegar sobreposto: Entrelace as mãos (somente depois de entrelaçar leia o resto). A maioria das pessoas coloca seu polegar esquerdo em cima de seu direito e este passa é o fenótipo dominante. Se você entrelaçar de maneira oposta ao seu movimento natural parece que está “forçando” para dar certo.
Se cada uma destas características são realmente monogênicas, ainda restam dúvidas, mas estou certo que você deve ter feito quase todos esses testes ...
Fontes:
www.scienceprofonline.com
www.multiplos.com.br
www.portaldoprofessor.mec.gov.br
www.uol.com.br
- See more at: http://geneticaagronomica.blogspot.com.br/2013/05/dez-caracteres-de-heranca-monogenica-em.html?m=1#sthash.YeA1qmFY.dpuf
Assinar:
Postagens (Atom)